sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Principais problemas nas lojas virtuais de calçados




Produtos em falta:

Um dos principais problemas que eu encontro nas lojas virtuais, como por exemplo, na loja oficial das Havaianas, é a falta de produtos em estoque. Às vezes eu até consigo achar o modelo que eu quero, mas não na cor ou no tamanho desejados. Eu acho incrível como isso possa ocorrer em um site dessa marca e acho péssimo eles não possuírem nenhum sistema que te avise por e-mail quando o produto estiver novamente disponível. Muitos dos modelos mais comuns eu só encontro em tamanhos tipo 37/38 ou 45/46. Será possível que eles não sabem que a maioria dos brasileiros não calça esses números, e que portanto o estoque dos números mais requisitados têm que ser maior ou tem que ser reposto com mais frequência? Eu acho isso muito frustrante.

Outra coisa que eu tb acho muito frustrante é quando, no final da lista de produtos, alguns aparecem com o aviso “produto indisponível”. Se não está disponível por que continua na vitrine???

Em alguns sites eu já vi de forma diferente, pelo menos um pouco mais inteligente: ao final da lista de produtos aparece uma mensagem do tipo “os produtos indisponíveis foram omitidos, clique aqui para visualizá-los”. Eu não perderia tempo visualizando-os, mas acharia ótimo não perder tempo vendo-os inutilmente colocados na tela, mesmo que o site tenha algum sistema de aviso para quando voltarem a estar disponíveis.


Sistema de aviso quando o produto estiver disponível:

Eu adoro quando a loja oferece para te avisar por e-mail quando o produto voltar ao estoque, e é melhor ainda quando esse sistema funciona e vc ainda dá a sorte de eles completarem o estoque. Eu fiz isso uma vez com uma papete na Passarela Calçados e quando a papete, no meu número, voltou ao estoque, eles me avisaram por e-mail, eu fui no site e comprei. Demorou um tempo para voltar ao estoque, mas que bom que eles realmente me avisaram. Mas tb foi a única vez até hoje que isso deu certo comigo. Por quê será que as lojas, mesmo vendo que tem gente interessada em determinado produto, não voltam a disponibilizá-lo no estoque? É uma venda garantida que eles estão perdendo.


Divisão dos produtos:

Na loja virtual da Alex Shoes, por exemplo, os produtos foram divididos em departamentos batizados de “adventure”, “casual”, “trekking”, “running”, “skate”, etc., e para mim isso realmente não funcionou. A navegação em lojas com essa estrutura deveria ser mais direta e intuitiva, por exemplo, nele eu achei que as papetes estariam no departamento “casual”, mas na verdade eu não as encontrei em nenhum “departamento”, eu só consegui encontrar papetes através do sistema de busca.

Eu acho mais fácil procurar na seguinte ordem: Gênero – Tipo de calçado – Tamanho (no meu caso: “homens – chinelos – tamanho 40”) e pronto. É ótimo quando a loja possui esse sistema, assim eu vou direto ao ponto. A loja virtual da Passarela Calçados, por exemplo, é assim, e vc ainda pode filtrar por preço, fabricante, cor, material, etc.



Sistemas de Busca:

Novamente no site da Alex Shoes, por exemplo, quando eu digitei para buscar a palavra “papete”, apareceram nos resultados, entre outras coisas, itens como tênis, chinelos de dedo, etc... E o mais incrível foi que eu não encontrei nenhum link do tipo “chinelos”, “sandálias” ou “papetes” em nenhum lugar da loja virtual. Eu não consegui ir direto ao assunto pois eu não sei em qual categoria eles colocaram esse itens e não deu para adivinhar pelos nomes dos departamentos. Eu só achei as papetes através da busca e ainda assim, nos resultados, apareceram coisas nada a ver com o que eu queria.


Compatibilidade com navegadores:

Alguns sites de lojas grandes e conhecidas não funcionam corretamente nos navegadores Safári e Opera, por exemplo. Eu acho isso uma tremenda mancada para uma loja virtual. Eles deveriam partir do princípio de que a loja tem que funcionar em qualquer navegador para minimizar as chances da pessoa ir para outro site, o que pode ocorrer em apenas um clique (já aconteceu comigo).


Suporte ao vivo online:

Já me aconteceu tb de querer tirar alguma dúvida ali, na hora, mas toda vez que eu entrei nesses atendimentos online eu acabei desistindo de ficar na fila... Isso quando eles estão funcionando, pois a maioria só funciona em horário comercial e em dias úteis. Eu, por exemplo, dificilmente tenho tempo de comprar pela internet nesses horários, e se eu tivesse tempo para comprar qualquer coisa em dias úteis e em horário comercial eu não precisaria comprar pela internet, eu iria pessoalmente até a loja.


Sistema de Rastreamento dos pedidos:

Esses sistemas para mim são completamente inúteis na medida em que eles só informam coisas inúteis, como por exemplo, se o pedido foi liberado ou se ele já foi entregue à transportadora. Eu acho que a única utilidade desse sistema de rastreamento (ou sistema de acompanhamento de pedido) seria me dizer com precisão a data e a hora da entrega. Mas, como eles não fazem nada disso, para mim eles são completamente inúteis. Se eu tiver alguma dúvida em relação ao andamento da compra eu vou mesmo é entrar em contato direto com a loja.





PRINCIPAIS VANTAGENS:


Economize tempo e dinheiro:

Se vc já conhece determinado fabricante e, portanto, já sabe qual o seu número, quando vc encontrar na internet um produto que vc deseja pode ser melhor comprá-lo na hora, pelo site, evitando assim o risco de ir até uma loja física e não encontrar o modelo no seu número ou cor, perdendo tempo, dinheiro e ficando frustrado.


Compare preços sem tirar a bunda da cadeira:

Vc pode comparar preços com outras lojas simultaneamente e assim verificar quem tem o frete mais em conta ou alguma promoção interessante e fazer uma compra mais econômica e vantajosa.


Promoções exclusivas para compras no site:

Fique ligado nas newsletters dessas lojas pois às vezes elas têm alguma promoção exclusiva para compras online, como por exemplo, frete grátis ou desconto em determinada marca ou lançamento, portanto cadastre-se para não perder nada interessante.






Nenhum comentário:

Postar um comentário